Cazaquistão está entre 10 melhores países asiáticos em E-governo, segundo ONU

Astana, 2 ago (EFE).- O Cazaquistão ocupa o sétimo lugar entre os países asiáticos em termos de E-governo ou governo eletrônico em 2016, segundo um relatório das Nações Unidas.

A iniciativa "100 passos concretos para implementar cinco reformas institucionais", lançada no ano passado pelo presidente cazaque Nursultan Nazarbayev "tem o potencial para sustentar o estabelecimento de um serviço público moderno, profissional e independente", destacou a ONU em seu relatório.

Coreia do Sul, Cingapura, Japão, Israel, Bahrein e Emirados Árabes Unidos superam o país centro-asiático, e no ranking mundial o Cazaquistão ocupa o 33º lugar, na frente dos demais dos países da Comunidade dos Estados Independentes.

A Grã-Bretanha lidera a classificação deste ano em termos de desenvolvimento do E-governo, seguida por Austrália e Coreia do Sul, líder dos anos anteriores. Estados Unidos ocupa o posto 12 do ranking mundial enquanto Rússia e China estão abaixo na classificação, em 35º e 67º, respectivamente.

O Índice de Desenvolvimento de E-governo da ONU avalia a preparação e a capacidade dos Estados no uso das tecnologias da informação e da comunicação para o fornecimento de serviços públicos aos cidadãos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos