Coreia do Norte lança novo míssil balístico, garante governo sul-coreano

Seul, 3 ago (EFE).- A Coreia do Norte lançou nesta quarta-feira um míssil balístico de médio alcance desde sua costa sudoeste às águas do mar do Leste (Mar do Japão), informou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

O teste aconteceu às 7h20 (hora local), afirmou à Agência Efe um porta-voz do ministério sul-coreano.

Este é o primeiro lançamento de mísseis de Pyongyang desde o dia 19 de julho, quando os norte-coreanos lançaram dois de curto alcance e um terceiro de médio alcance.

O projétil de hoje partiu desde a província norte-coreana de Hwanghae do Sul e voou aproximadamente 1 mil quilômetros até cair no mar, assegurou o porta-voz, sem confirmar o ponto exato.

Enquanto isso, em Tóquio, no Japão, o Ministério da Defesa afirmou que o míssil norte-coreano caiu em águas a 250 quilômetros de sua costa pertencente à zona econômica exclusiva (ZEE) japonesa, algo que não ocorria desde 1998.

Tudo parece indicar que se tratou de um míssil do modelo Rodong, lançado pela Coreia do Norte em outras ocasiões, embora o Ministério da Defesa sul-coreano, por enquanto, só confirmou que foi um míssil de médio alcance.

Após o lançamento, as Forças Armadas sul-coreanas reforçaram sua postura de defesa e vigiam de perto os movimentos do Exército Popular norte-coreano perante a possibilidade de novas "provocações", acrescentou o representante da Defesa.

Desde que Kim Jong-un chegou ao poder em 2011, o Exército norte-coreano realizou um total de 30 testes deste tipo, segundo dados da Coreia do Sul.

O novo lançamento norte-coreano é interpretado como uma demonstração de força diante da Coreia do Sul e Estados Unidos, depois que os dois países fizeram um acordo no mês passado para a instalação em território sul-coreano do sistema antimísseis de fabricação americana conhecido como THAAD.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos