Papa diz que não haverá futuro na Europa sem "valores fundantes"

Cidade do Vaticano, 3 ago (EFE).- O papa Francisco afirmou nesta quarta-feira que a Europa não terá futuro se não mantiver os seus valores de base, que tem "no centro a visão cristã do homem".

"A Polônia lembra toda a Europa de que não pode haver futuro para o continente sem os seus valores fundantes, os quais, por sua vez, têm no centro a visão cristã do homem. Entre estes valores está a misericórdia", disse ele durante a audiência geral de quarta-feira.

Francisco pronunciou estas palavras ao lembrar sua recente viagem à Polônia, onde visitou entre os dias 27 e 31 do último mês os campos de extermínio de Auschwitz-Birkenau, e participou da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

"Naquele grande silêncio, rezei por todas as vítimas da violência e da guerra e compreendi melhor o valor da memória, não só como recordação do passado, mas também, e acima de tudo, com advertência para o presente e o futuro a fim de que a semente do ódio e da violência não germine e lance raízes nos sulcos da história. Mas germine a misericórdia no coração da humanidade inteira", destacou.

O pontífice pautou sua mensagem na JMJ, na qual participaram cerca de 1,5 milhão de jovens e que, em sua opinião, "se transformou em um símbolo profético para a Polônia, para a Europa e para o mundo".

"A nova geração de jovens, herdeiros e continuadores da peregrinação iniciada por são João Paulo II, respondeu aos desafios de hoje, mandou um sinal de esperança e este sinal chama-se fraternidade", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos