Detidas mais de 40 pessoas em grande operação contra máfia nos EUA

Nova York, 4 ago (EFE).- As autoridades dos Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira a detenção de mais de 40 suspeitos em uma grande operação contra a máfia realizada em cinco estados do país.

Todos os detidos estão relacionados com um mesmo grupo criminoso composto por quatro das cinco grandes famílias da Cosa Nostra nova-iorquina - os Gambino, os Genovese, os Luchese e os Bonanno - e por seus cúmplices da Filadélfia, segundo uma acusação tornada pública pela promotoria federal em Nova York.

Entre outros crimes, esta organização é acusada de extorsão, fraude, tráfico de armas, contrabando de cigarros e apostas ilegais.

Vários dos detidos são acusados, além disso, por crimes violentos e as autoridades destacam o "clima de medo" imposto pelos supostos mafiosos em suas comunidades, através de assédio e ameaças.

As detenções aconteceram nos estados de Nova York, Nova Jersey, Connecticut, Massachusetts e Flórida e incluem tanto funcionários de menor importância como chefes da organização.

Segundo a acusação, Pasquale Parrello, Eugene O'Nofrio e Joseph Merlino - suposto chefe máximo da máfia da Filadélfia - supervisionavam e controlavam as operações do grupo, enquanto outros detidos - alguns com nomes pitorescos como "Tony the Cripple", "Muscles" e "Mustache Pat" - se encarregavam de executar suas ordens.

Nas detenções realizadas hoje em diferentes pontos do país a Polícia recuperou entre outras coisas três pistolas, uma escopeta e mais de US$ 30 mil em dinheiro.

O processo aberto em Nova York inclui 46 nomes, dos quais 39 foram detidos hoje, enquanto outros já estavam sob custódia e três não foram capturados.

O responsável do FBI encarregado do caso, Diego Rodríguez, reconheceu que a acusação parece "um filme clássico sobre a máfia".

"Mas as mais de 40 detenções de membros da máfia, soldados, chefes e um 'boss' esta manhã mostram que isto não é ficção", destacou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos