EUA entregará à Argentina documentos sobre a ditadura nesta 5ª feira

Buenos Aires, 4 ago (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, anunciou que entregará nesta quinta-feira ao presidente da Argentina, Mauricio Macri, o primeiro grupo de documentos da ditadura que o Barack Obama se comprometeu a dar ao país sul-americano quando o visitou em março.

"E mais serão entregues no futuro", explicou Kerry sobre os documentos que os Estados Unidos guardam sobre o último período ditatorial na Argentina (1976-1983).

"A relação entre EUA e Argentina é de olhar para o futuro. Mas temos que ser cientes das lições do passado", acrescentou o chefe da diplomacia americana em entrevista coletiva que concedeu com a chanceler argentina, Susana Malcorra, antes da reunião que terá com Macri na Casa Rosada.

Kerry lembrou que em 2002 seu país já havia retirado o sigilo de mais de 4 mil documentos do Departamento de Estado durante o período da ditadura e que em março, em Buenos Aires, Obama prometeu "identificar e compartilhar" mais documentos em resposta a um pedido de Macri e de organizações dos direitos humanos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos