Pedidos de asilo de venezuelanos se triplicam nos EUA

Washington, 4 ago (EFE).- Os pedidos de asilo político de venezuelanos nos Estados Unidos quase se triplicaram nos últimos meses, segundo dados dos Serviços de Imigração americano recopilados e publicados nesta quinta-feira pelo centro de pesquisa Pew.

Segundo o estudo, um total de 10.221 venezuelanos pediram asilo nos EUA entre outubro do ano passado e junho de 2016, nos primeiros oito meses do atual ano fiscal, frente aos 3.810 que tinham-no feito no mesmo período um ano antes.

Para que os EUA lhes concedam asilo político, os estrangeiros devem demonstrar que suas vidas correm risco ou são alvo de perseguição devido a sua raça, sexo ou ideologia política.

Segundo o estudo, os venezuelanos se transformaram assim nos estrangeiros com terceiro maior número de pedidos de asilo político nos EUA, atrás apenas dos chineses, com 11.826 pedidos nos oito primeiros meses do ano fiscal 2016 e os mexicanos, com 10.749 pedidos.

O estudo do Pew destaca que no último mês de junho as solicitações de asilo por parte dos venezuelanos alcançaram as 1.370, frente às 92 registradas em fevereiro de 2014.

Os pedidos de asilo por parte de mexicanos também aumentaram, ao passar de 2.133 entre abril e junho de 2015 aos 4.054 do mesmo período deste ano.

O Escritório do Censo calcula que nos Estados Unidos vivem 225.000 imigrantes nascidos na Venezuela, metade deles no estado da Flórida, e quase 60% do total vivem no país há pelo menos uma década.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos