Polícia diz que ataque em Londres foi "espontâneo" e sem vínculo terrorista

Londres, 4 ago (EFE).- A Polícia de Londres informou nesta quinta-feira que o ataque com faca ocorrido ontem à noite em Londres, que terminou com a morte de uma mulher e cinco pessoas feridos, foi "espontâneo, com vítimas escolhidas ao acaso", e sem motivação terrorista.

O subcomissário da Scotland Yard, Mark Rowley, disse que o crime ocorrido na Russel Square, "foi resultado dos problemas mentais" do agressor, com base nos interrogatórios aos quais submeteu o criminoso e a seus familiares. Em entrevista coletiva, ele ressaltou que a Polícia não encontrou "nenhuma evidência" que aponte a que o homem tivesse sido "radicalizado" por terroristas.

A Polícia informou hoje que o autor do ataque era um "cidadão norueguês de origem somali", mas Rowley afirmou que "esses fatores sobre a procedência não são relevantes para estabelecer a motivação do crime".

"Embora a investigação ainda não tenha terminado, todo o trabalho realizado até o momento aponta cada vez mais a que este incidente trágico se desencadeou por problemas de saúde mental. Enfatizo que, até o momento, não achamos nenhuma evidência de radicalização que sugira que o homem detido tenha se movimentado, de nenhuma maneira, por terrorismo", explicou.

O subcomissário informou que os agentes interrogaram o suspeito durante toda a noite, falaram com seus familiares e com as testemunhas do ocorrido, realizaram batidas, "uma revisão completa de dados dos serviços de inteligência" junto com os de segurança.

A Polícia foi chamada ontem às 21h33 GMT (18h33 em Brasília) e o suspeito foi detido pouco depois com a ajuda de uma pistola elétrica. O agressor foi interrogado no hospital para onde foi levado, enquanto as medidas de segurança aumentaram em Londres, com helicópteros que sobrevoam a cidade, e a região do ataque permanece isolada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos