Pushpa Kamal Dahal assume como novo primeiro-ministro do Nepal

Katmandu, 4 ago (EFE).- O líder maoísta Pushpa Kamal Dahal assumiu formalmente o cargo de primeiro-ministro do Nepal nesta quinta-feira, após ter conseguido ontem a maioria parlamentar para substituir Khadga Prasad Oli, que renunciou para evitar ser submetido a uma moção de censura.

Dahal, líder do Partido Comunista do Nepal (UCPN-M), foi indicado pela presidente nepalesa, Bidhya Devi Bhandari, em uma discreta cerimônia no Palácio Presidencial que contou com a presença de parte do novo governo. O novo chefe do Executivo, que começou o movimento guerrilheiro maoísta que representou o final da monarquia em 2008, já tinha ocupado o cargo naquele mesmo ano, embora tenha ficado apenas nove meses.

No ato também juraram os cargos os vice-primeiros-ministros Krishna Bahadur Mahara e Bimalendra Nidhi, membros respectivamente do UCPN-M e do Partido do Congresso (NC), esta última formação fundamental para que Dahal obtivesse a maioria parlamentar.

O NC é o partido com mais deputados no parlamento nepalês, 207, que somados as 82 cadeiras do UCPN-M e as 74 de outros partidos menores levou Dahal a ser eleito ontem com 363 votos de um total de 573. O Partido Comunista Unificado (CPN-UML, marxista-leninista) de Oli caiu em 24 de julho após perder o respaldo dos maoístas na anterior coalizão de governo.

O líder maoísta Barsha Man Pun explicou nesta quinta-feira à Agência Efe que 13 dos ministérios serão liderados por membros do Partido do Congresso, oito passarão para o UCPN-M e os nove restantes serão distribuídos entre outros partidos aliados do novo primeiro-ministro.

Entre as formações aliadas de Dahal está a aliança de partidos que representa às minorias da região meridional de Terai (Madhesh), que votaram a favor após prometer que seria emendada a Constituição com suas reivindicações territoriais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos