Talibãs sequestram seis pessoas após queda de helicóptero no Afeganistão

Cabul, 4 ago (EFE).- Os talibãs sequestraram os seis ocupantes de um helicóptero supostamente paquistanês que caiu nesta quinta-feira na província de Logar, no leste do Afeganistão, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

O aparelho, procedente do Paquistão "segundo as primeiras investigações", caiu pouco antes do meio-dia no distrito de Azra por causas que ainda são desconhecidas e posteriormente pegou fogo, disse o porta-voz do governador provincial, Salim Saleh.

"Os seis ocupantes foram capturados com vida pelos talibãs, que os transferiram a um local desconhecido. Nossas tropas já estão na zona para a operação de resgate, mas ainda não encontraram os reféns", detalhou.

Uma fonte da Administração regional que pediu anonimato explicou que a maioria dos passageiros do aparelho acidentado falavam "na língua do Paquistão", o urdu.

No entanto, o porta-voz da formação insurgente Zabiullah Mujahid garantiu não ter constância do suposto sequestro, sobre o qual ainda tenta reunir informações por ter ocorrido em uma zona remota com poucas redes telefônicas.

A missão da Otan no Afeganistão, Apoio Decidido, afirmou em sua conta no Twitter que "não parece" que o aparelho pertencesse às forças aliadas, enquanto seu porta-voz, Michael T. Lawhorn, negou possuir informações sobre o acidente.

A província de Logar é fronteiriça com o vizinho Paquistão, país com o qual Cabul mantém uma relação ruim entre acusações de que dá asilo em seu território a grupos insurgentes que atentam em solo afegão.

O Afeganistão registra ocasionalmente acidentes de aeronaves, sobretudo militares, tanto nacionais como americanas, que oferecem apoio aéreo ao Exército afegão e realizam bombardeios como parte de sua missão antiterrorista no país.

Em maio, sete pessoas morreram com a queda de um avião de carga da companhia aérea azerbaijana Silkway Airlines na província de Helmand (sul), enquanto dois meses antes um caça F16 dos EUA caiu quando decolava da base aérea de Bagram (norte), sem causar vítimas. EFE

bks-njd/ff

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos