Rússia, Irã e Azerbaijão buscam reforçar cooperação em todos os âmbitos

Baku, 5 ago (EFE).- A primeira cúpula entre os líderes de Rússia, Irã e Azerbaijão acontece na próxima segunda-feira em Baku com o objetivo de reforçar a cooperação tripartite em todos os âmbitos, desde ambiciosos projetos econômicos até a luta antiterrorista, disse hoje o presidente russo, Vladimir Putin.

"Nossas conversas se centrarão no projeto símbolo do corredor de transporte internacional 'Norte-Sul', com uma extensão de 7.200 quilômetros" que une o norte da Europa com a Índia e os países do Golfo Pérsico, através dos territórios de Irã, Rússia e Azerbaijão, disse Putin em entrevista à agência azerbaijana "AzerTac".

Em 2015, o volume de transporte de mercadorias através desse corredor ferroviário chegou a 7,3 milhões de toneladas, 4,1% mais que no ano anterior, destacou o chefe do Kremlin.

Os três líderes também tratarão de diferentes aspectos relativos à cooperação no Cáspio, incluindo os usos de seus recursos energéticos e biológicos, um assunto crucial na negociação da convenção sobre o status jurídico desse mar partilhado por cinco países (Rússia, Azerbaijão, Irã, Cazaquistão e Turcomenistão).

O ministro das Relações Exteriores cazaque, Erlan Idrissov, anunciou em meados de julho que o documento será assinado no ano que vem na cúpula entre os cinco países do Cáspio no Cazaquistão.

A última reunião dos líderes destes países aconteceu na cidade russa de Astrakhan em 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos