Tiroteio em mercado da Índia deixa pelo menos 12 mortos e diversos feridos

Nova Délhi, 5 ago (EFE).- Pelo menos 12 pessoas morreram e diversas ficaram feridas depois que três supostos insurgentes abriram fogo nesta sexta-feira no mercado em uma cidade do nordeste da Índia, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

O tiroteio aconteceu por volta das 11h (horário local, 2h30 de Brasília) em um mercado do distrito de Kokrajhar, no estado de Assam, onde estão ativos vários grupos insurgentes, afirmou o subcomissário da Administração regional, P.K. Bhagawati.

Segundo a fonte, as vítimas pertenciam a "diferentes comunidades" e o incidente aconteceu em um contexto de tensão frequente entre vários grupos étnicos e religioso que habitam a região e que já se enfrentaram em ocasiões anteriores.

O ministro do Interior da Índia, Rajnath Singh, afirmou em sua conta oficial no Twitter que está em contato com as autoridades do governo de Assam e segue de maneira constante o incidente.

No passado, a polícia local culpou com frequência de ataques o grupo conhecido como Frente Nacional Democrático de Bodoland, que luta pela independência do Estado e ajustou suas vistas para a comunidade muçulmana.

Ativistas de ambas comunidades já protagonizaram em 2012 violentos confrontos armados que causaram pelo menos uma centena de mortes, provocaram a destruição de aldeias e provocou um êxodo de dezenas de milhares de pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos