Tempestade Earl deixa três mortos no estado mexicano de Veracruz

Veracruz (México), 6 ago (EFE).- As intensas chuvas ocasionadas pela passagem da tempestade tropical Earl no estado mexicano de Veracruz deixou neste sábado três mortos, integrantes de uma só família, além de três feridos.

Os relatórios das autoridades locais revelaram que um deslizamento de terra atingiu uma humilde casa na zona montanhosa central, enquanto em Xalapa, a capital desse oriental estado, três casas desmoronaram e deixaram dois feridos.

Na região serrana, o acidente ocorreu às 6h local (7h, em Brasília) na comunidade de Tamazolapa do município de Coscomatepec, quase na fronteira com o central estado de Puebla, onde um morro desmoronou de maneira parcial e sepultou a casa.

No local morreu o casal formado por Agustín Gilbon Fernández de 35 anos, e Virgínia Delgado de 24, assim como seu filho Sebastián, de um ano e meio de idade.

No interior da casa foi localizado com vida um segundo menor, chamado Lauro Sandro de oito anos, que foi hospitalizado.

Na cidade de Xalapa, três casas foram atingidas pelo deslizamento de terra.

Os corpos de resgate reportaram duas feridas identificadas como Prudência Higuera de 59 anos e Margarita Acosta de 56 anos, ambas internadas no Centro de Especialidades Médicas.

De maneira paralela, integrantes de Defesa Civil evacuaram oito casas da zona.

A tempestade Earl tocou terra por volta das 21h local da sexta-feira (23h, em Brasília) em um ponto do litoral ao sul do porto de Veracruz, deixando intensas precipitações e ventos na zona sul e centro do estado.

O sistema entrou com ventos de 95 km/h que foram sentidos principalmente nas regiões de montanha.

Segundo o último reporte do Serviço Meteorológico Nacional (SMN), às 7h local (9h, em Brasília) o fenômeno meteorológico se debilitou até se transformar em depressão tropical sobre o estado de Puebla.

No entanto, mantém o potencial de tempestades pontuais intensas nos estados de Oaxaca, Veracruz, Puebla, Querétaro, Hidalgo e San Luis Potosí.

Assim como tempestades pontuais muito fortes no Estado do México, Cidade do México, Morelos, Tlaxcala, Tamaulipas e Chapas e tempestades fortes em Tabasco.

A Defesa Civil emitiu o alerta laranja (perigo alto) para o oriente e centro de Puebla e do estado de Tlaxacala.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos