Bombardeio das tropas no norte do Afeganistão mata 40 talibãs

Cabul, 7 ago (EFE).- Pelo menos 40 talibãs morreram em um bombardeio das tropas afegãs perpetrado em resposta a um ataque insurgente na província de Kunduz (norte do país), que nos últimos dias registrou fortes enfrentamentos em vários pontos, informaram neste domingo à Agência Efe fontes oficiais.

O bombardeio foi realizado ontem no distrito de Imame Sahib, depois que os talibãs lançaram um ataque contra um posto de controle policial da zona, indicou o porta-voz da Divisão 20 Pamir do Exército afegão Ghulaam Hazrat Karimi.

Pelo menos dois soldados das forças de segurança perderam a vida e quatro ficaram feridos nessa ação, enquanto o bombardeio de contra-ataque acabou com a vida de 40 talibãs, entre eles dois altos comandantes locais, segundo a fonte.

Um dia antes centenas de talibãs lançaram uma ofensiva frustrada contra diferentes postos de controle próximos ao centro do distrito, afirmou o chefe da Polícia local, Amanuddin Quraisih.

Apesar do comando policial afirmar que hoje não ocorreram confrontos, advertiu que "o distrito poderia cair em mãos dos talibãs" se não receberem reforços em breve.

Além de em Imame Sahib, na sexta-feira ocorreram intensos enfrentamentos entre as tropas e os talibãs em pelo menos outros dois distritos de Kunduz, Dasht-el-Archi e Qala-el-Zal.

Kunduz era uma província relativamente tranquila até há alguns anos, mas os insurgentes ganharam terreno em várias zonas do Afeganistão após o fim da missão de combate da Otan em 2014 e desde finais de 2015 controlam quase um terço do território, segundo dados dos Estados Unidos.

A queda de sua capital homônima no final do ano passado supôs a maior conquista militar dos insurgentes desde o fim de seu regime com a invasão americana em 2001.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos