Combates entre Exército e rebeldes se transferem ao sul de Aleppo

Cairo, 7 ago (EFE).- As facções opositoras e as forças do regime sírio retomaram neste domingo seus combates no sudoeste da cidade de Aleppo, onde os rebeldes se infiltraram na zona das academias militares.

Segundo uma fonte militar, citada pela agência oficial síria "Sana", as tropas governamentais conseguiram deixar "grandes perdas" nas fileiras opositoras e destruir dezenas de seus veículos carregados com metralhadoras.

A fonte negou que os rebeldes tenham se apoderado de edifícios militares nesta zona do sudoeste de Aleppo, Al Ramuza, como informou ontem o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

O Observatório insistiu hoje que as facções opositoras conseguiram controlar, além da Academia de Armamento, a sede do Batalhão de Artilharia e a Escola Técnica de Aviação.

Enquanto isso, o regime mantém em seu poder uma fábrica de cimento e partes de residências militares.

A luta se centra nesta zona depois que os rebeldes conseguiram romper ontem o cerco imposto pelas forças governamentais aos bairros orientais, embora o corredor aberto não seja ainda seguro.

Os opositores, entre os quais figura a Frente da Conquista do Levante (antiga Frente al Nusra, filial síria da Al Qaeda) e outras facções islamitas, lançaram uma ofensiva há dias para romper o cerco sobre essa zona, isolada desde meados de julho.

Agora, as facções opositoras tentam avançar desde o sudoeste da cidade, através do bairro de Al Ramuza, para abrir uma nova via de acesso à área, onde calcula-se que há entre 200 mil e 300 mil civis.

A cidade de Aleppo é disputada as forças de Damasco e os rebeldes desde o verão de 2012, quando os insurgentes conquistaram amplas áreas da urbe, a segunda da Síria e uma das mais castigadas pelo conflito.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos