Somália realizará eleições presidenciais em 30 de outubro

Mogadíscio, 7 ago (EFE).- A Somália anunciou neste domingo que realizará as próximas eleições presidenciais em 30 de outubro, as primeiras democráticas em 47 anos, que terão como principal desafio a instabilidade que assola o país pela constante ameaça do grupo jihadista Al Shabab.

Embora o processo eleitoral deveria acontecer em agosto -quando termina a legislatura do parlamento e o mandato do atual governo- o presidente do Comitê Federal Eleitoral, Omar Mohammed Abdulle, anunciou que finalmente as eleições serão realizadas em outubro.

Este não será um pleito convencional, já que ao invés de por sufrágio universal, os 275 legisladores do parlamento somali serão escolhidos por 13.750 delegados em função de uma complexa repartição de poder entre os diferentes clãs.

Apesar da evidente falta de representatividade, as eleições são um grande avanço com relação às realizadas em 2012, nas quais só 135 líderes tribais se encarregaram de formar um parlamento de consenso que desse os primeiros passos da transição democrática.

Sem dúvida, o grande desafio neste pleito será a insegurança que reina em muitas partes da Somália pelo conflito com o grupo jihadista Al Shabab, filial da Al Qaeda na Somália.

Os avanços do Exército somali e das tropas da Missão da União Africana (AMISOM) permitiram libertar enormes extensões de território, mas a Al Shabab segue controlando boa parte do sul e do centro do país, e sem segurança não se pode realizar um censo eleitoral, imprescindível para eleições transparentes.

Os terroristas seguem cometendo graves atentados no país, onde nos últimos meses lançaram vários ataques contra hotéis e restaurantes na capital e contra bases militares da AMISOM que causaram a morte de centenas de soldados do Quênia, Burundi, Uganda e Etiópia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos