Cúpula dos Não-Alinhados é confirmada para setembro na Venezuela

Caracas, 8 ago (EFE).- A 17ª Cúpula do Movimento de Países Não-Alinhados (MNOAL), prevista para o final de 2015, será finalmente realizada entre os dias 13 e 18 de setembro na ilha venezuelana de Margarita, no norte do país, depois de ser adiada em várias ocasiões, confirmou nesta segunda-feira à Agência Efe a chancelaria da Venezuela.

A cúpula, na qual a Venezuela assumirá como anfitrião do bloco, se desenvolverá em três segmentos consecutivos: reuniões de altos funcionários, encontro de ministros das Relações Exteriores e a conferência de chefes de Estado e de governo, segundo detalhou o manual operativo do evento.

Para as atividades na ilha, 350 quilômetros ao nordeste de Caracas, as autoridades realizaram um esquema de segurança de pelo menos 3.500 funcionários, informou o comissário presidencial de segurança do estado de Nueva Esparta, Frank Qijada.

"Participarão junto com estes funcionários 206 veículos, 180 motos, 16 embarcações, três clínicas, 11 ambulâncias, 12 cães antidrogas, e três equipes de combate a incêndios", acrescentou o comissário, que explicou que o dispositivo de segurança atuará desde o início da temporada de férias até o fim da cúpula.

O MNOAL é um fórum político formado por 120 países-membros, quase dois terços dos membros da ONU, que representam os interesses de nações em vias de desenvolvimento de vários continentes.

A Venezuela receberá a presidência do bloco do governo do Irã para os próximos três anos até a realização da próxima cúpula, prevista para 2019.

Na última cúpula em 2012, o atual presidente da Venezuela, Nicolás Maduro - que então atuava como chanceler do governo do falecido Hugo Chávez - anunciou que esta seria realizada em seu país durante 2015.

No entanto, a data foi postergada em pelo menos duas ocasiões sem que se conhecessem os motivos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos