Polícia de Manila detém 26.720 traficantes e usuário de drogas desde julho

Manila, 8 ago (EFE).- A polícia de Manila informou nesta segunda-feira que deteve 26.720 traficantes e usuários de drogas desde julho, dentro da campanha lançada pelo presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, para vencer o crime e as drogas nos primeiros seis meses de seu mandato.

O Escritório da Polícia Nacional da Região da Capital detalhou que entre 1 de julho e 7 de agosto foram praticadas 36.741 revistas em domicílios de Manila que terminaram com 1.365 suspeitos detidos e a rendição de outros 25.355.

A operação policial, denominada Oplan Tokhang, também acabou com as vidas de 168 delinquentes, além de apreender droga, armas de fogo e explosivos.

"Manila vai ser a vitrine da mudança que o presidente prometeu aos filipinos e nós vamos ser o instrumento", disse o diretor interino do Escritório da Polícia Nacional da Região da Capital, Oscar Albayalde, segundo a agência de notícias local "PNA".

Por outro lado, 27 prefeitos e 31 policiais se entregaram hoje ao diretor da Polícia Nacional das Filipinas, Ronaldo Dela Rosa, no quartel-general do corpo, Campo Crame, em Manila.

O grupo que se rendeu faz parte dos 159 congressistas, prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, policiais e militares, em ativo ou no aposentados, que o presidente das Filipinas acusou no fim de semana de estar vinculados com o narcotráfico e deu 24 horas para se entregar.

Esta campanha presidencial recebeu várias críticas por parte de organizações como a ONU, tanto pelo elevado número de mortos, mais de 800 desde as eleições presidenciais de 9 de maio, como pelo o que consideram violações de direitos e liberdades fundamentais.

Apesar da violenta campanha, Duterte mantém sua popularidade, que se situa em 91% nas pesquisas, a pontuação mais alta recebida jamais por um chefe de Estado filipino.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos