Tempestade tropical se aproxima de Baja California Sur

Cidade do México, 8 ago (EFE).- A tempestade tropical Javier avançou nesta segunda-feira pelo Oceano Pacífico e está a menos de 200 quilômetros do Cabo San Lucas, no estado de Baja California Sur, de acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

Conforme o relatório mais recente do organismo, às 7h (horário local, 9h em Brasília), Javier estava 160 quilômetros ao sudeste do Cabo San Lucas e a 295 quilômetros ao sudoeste de Mazatlán, em Sinaloa. A tempestade avança na direção noroeste a 20 km/h com ventos constantes de 85 km/h e sequências de 100 km/h.

Segundo a previsão do órgão, Javier não se transformará em furacão, mas continuará em direção ao norte do México e praticamente paralelamente a costa, tocando a terra no nordeste de Baja California Sur como tempestade tropical entre amanhã e quarta-feira.

O órgão criou um cinturão de prevenção para minimizar os efeitos do furacão em Cabo San Lucas, Todos Santos e Los Barriles, todos em Baja California Sur, e outra área de vigilância em vários pontos do estado. A recomendação é de que a população continue acompanhando as instruções da Defesa Civil e aumente as medidas de precaução.

Ontem o governo estadual anunciou a suspensão das aulas e hoje foi proibida qualquer atividade de navegação ou recreação no mar. EFE

mqb/cdr

(foto)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos