Ataques aéreos deixam 9 mortos em Aleppo, na norte da Síria

Cairo, 9 ago (EFE).- Pelo menos nove pessoas morreram nesta terça-feira por ataques de aviões de guerra sobre áreas controladas por opositores na cidade de Aleppo, no norte da Síria, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Os bombardeios foram efetuados contra os bairros de Al Sajur, Karam al Nuzha, Tel Razazir e outras áreas da parte oriental de Aleppo, que estão sob controle das facções rebeldes.

Também foram alvo de ataques aéreos zonas situadas ao sul, sudoeste e oeste da cidade, além das localidades de Kafr Hamza e Dahra Abde Rabu, no norte e oeste da província de Aleppo.

Os insurgentes, por sua vez, atacaram com projéteis os bairros de Al Zalez e Al Rabea, situados na região de Al Hamdaniya, além de El Mashrua 3.000 e o bairro Al-Assad, localizados na parte oeste de Aleppo e controlados pelas autoridades sírias.

O impacto de foguetes causou destruição, mas até agora não se sabe se há vítimas.

Além disso, os combates prosseguiram entre os grupos armados opositores e as forças do presidente sírio Bashar al Assad na região de Sheikh Said e de Talat Mahruqat, ao sul de Aleppo, no meio de um bombardeio de artilharia intenso entre os dois lados.

Aleppo vem sendo disputada por forças de Damasco e rebeldes desde 2012, quando os insurgentes conquistaram amplas áreas da cidade, a segunda mais importante da Síria e uma das mais atingidas pelo conflito.

Cerca de 2 milhões de pessoas estão sob assédio em Aleppo, sem possibilidade de receber ajuda humanitária e sem fornecimento de água e eletricidade, depois que tanto a parte oriental como a ocidental foram cercadas, segundo dados da ONU.

As forças governamentais fecharam em meados de julho a única via de acesso aos bairros rebeldes e os insurgentes conseguiram bloquear no último fim de semana a principal via de acesso à região controlada pelo regime.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos