Ex-ministro dominicano se entrega à Justiça em caso de aviões brasileiros

Santo Domingo, 10 ago (EFE).- O ex-ministro de Defesa da República Dominicana, Pedro Peña Antonio, se apresentou nesta quarta-feira às autoridades anticorrupção do país horas depois que um tribunal ordenou sua detenção por seu suposto envolvimento em um caso de suborno na compra de aviões ao Brasil em 2008.

Peña Antonio compareceu à Procuradoria Especializada de Perseguição da Corrupção Administrativa (Pepca), que investiga o suposto suborno de US$ 3,52 milhões na compra por parte da República Dominicana de oito aviões Super Tucano, da Embraer.

"Viemos mostrar a cara diante de tudo que está acontecendo", declarou o ex-ministro à imprensa momentos antes de entrar na sede da Pepca.

De acordo com diretora do organismo, Laura Guerrero Pelletier, no caso também está envolvido o coronel da Força Aérea da República Dominicana Carlos Ramón Piccini, encarregado então dos projetos especiais do exército.

Da mesma forma, os empresários Daniel Aquino Hernández e seu filho, Daniel Aquino Méndez, se encontram implicados no caso.

Brasil e República Dominicana averiguam há três anos os pormenores e detalhes da compra por parte do Estado dominicano de oito aviões tipo Super Tucano em 2008, na qual supostamente aconteceram subornos.

A ordem de prisão contra o ex-ministro foi dada pelo juiz coordenador dos Tribunais de Instrução do Distrito Nacional, José Alejandro Vargas, que aceitou uma solicitação da Pepca.

Antes da apresentação voluntária de Peña Antonio, a magistrada Guerrero Pelletier informou que também estão sendo investigados vários legisladores e algumas empresas inscritas em um paraíso fiscal, sem precisar os nomes dos investigados ou sua filiação política.

Os aviões foram adquiridos então com empréstimos de US$ 93,7 milhões, aprovados pelo Congresso Nacional dominicano, depois que as forças armadas salientaram a necessidade de comprar as aeronaves para combater o narcotráfico, principalmente proveniente da América do Sul.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos