Forças líbias tomam controle de universidade que estava em poder do EI

Trípoli, 10 ago (EFE).- As forças que apoiam o governo de União Nacional na Líbia anunciaram nesta quarta-feira que tomaram o controle da universidade da cidade de Sirte, palco nos últimos dez dias de bombardeios aéreos dos Estados Unidos contra os jihadistas do Estado Islâmico (EI), de acordo com a agência estatal "WAL".

Além disso, segundo disseram à Agência Efe fontes militares, as tropas expulsaram os jihadistas da zona militar do bairro de Al Yiza e agora tentam recuperar o hospital de Ibn Sina.

Também foram travados combates nas proximidades do centro de comando que os jihadistas montaram no bairro de Uagaduko.

Além disso, as forças americanas atacaram a direção de segurança de Sirte, situada em um edifício onde estão entrincheirados vários franco-atiradores do EI.

Por sua vez, o chefe da operação "Al Bunia al Marsus" do governo de União Nacional, Mohammed al Gasri, disse à Efe que as forças aéreas líbias atacaram cinco alvos do EI na última segunda-feira, enquanto os americanos fizeram 17 bombardeios desde o início da intervenção no início deste mês.

Garsi acrescentou que pelo menos três milicianos líbios morreram na explosão de uma mina colocada pelo EI na última segunda-feira, e um quarto morreu por disparos de um franco-atirador.

Desde a queda do regime de Muammar Kadafi em 2011, a Líbia está imersa no caos e na guerra civil com até três governos que disputam o controle do país: um em Trípoli, que a ONU considera rebelde; outro em Tobruk, que é reconhecido por vários países, e um terceiro, chamado governo de União Nacional, que tem o apoio das Nações Unidas e da União Europeia.

O caos no país foi aproveitado pelos grupos jihadistas, especialmente o braço líbio do EI.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos