Modi e Putin inauguram usina nucelar na Índia por videoconferência

Nova Délhi, 10 ago (EFE).- O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, inauguraram nesta quarta-feira, através de uma videoconferência, a primeira unidade de uma usina nuclear com tecnologia russa no sul da Índia, um feito "histórico" para as relações entre os dois países.

"Longa vida à amizade entre a Índia e Rússia", exclamou Modi em Nova Délhi na videoconferência com o presidente russo, que estava em Moscou, em um ato que foi exibido pela televisão.

A inauguração "estabelece outro laço histórico entre Índia e Rússia", comentou o líder indiano durante o ato, do qual também participou em Chennai, no sul do país, Selvi Jayalalithaa, chefe do governo de Tamil Nadu, o estado onde se encontra a usina nuclear.

A central de Kudankulam foi ligada à rede em 2014, após um longo processo que começou com um acordo em 1988 entre Índia e a então União Soviética, mas a queda do bloco comunista atrasou o início de sua construção, que começou apenas em 1997.

Kudankulam representa "uma importante contribuição para os esforços em curso da Índia para ampliar a produção de energia limpa", declarou Modi.

"Planejamos construir uma série de usinas nucleares" entre os dois países, acrescentou o premiê indiano.

Após a inauguração oficial desta primeira unidade com mil megawatts de potência, estão previstas outras cinco com a mesma capacidade, que serão instaladas conjuntamente pelas empresas estatais NPCIL, da Índia, e Rosatom, da Rússia.

Putin, por sua vez, qualificou como um "grande evento" a inauguração das instalações com "as mais modernas tecnologias russas", de acordo com o canal de televisão indiano "ANI".

"A Rússia é um dos líderes mundiais em tecnologia nuclear e estamos encantados de compartilhá-la com nossos colegas indianos", afirmou o presidente russo.

Os dois líderes se despediram com o desejo de realizar um encontro durante a cúpula do G20, que acontece na China em setembro.

Modi e Putin anunciaram a instalação de dez novas usinas de energia nuclear na Índia, com tecnologia russa, mas produzidas em território indiano, em dezembro de 2014, durante a 15ª Cúpula Anual entre os dois países realizada em Nova Délhi.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos