Oposição radical do Kosovo volta a usar gás para impedir sessão parlamentar

Belgrado, 10 ago (EFE).- A oposição ultranacionalista do Kosovo voltou a usar gás lacrimogênio nesta quarta-feira durante a sessão do parlamento em que seria debatida a ratificação de um acordo de demarcação territorial com Montenegro.

Esta é a segunda vez em dois dias que deputados do movimento Vetevendosje (Autodeterminação) utilizam gás para protestar contra o pacto que consideram um atentado contra a soberania do território, uma tática da qual vêm recorrendo há alguns meses para travar o processo legislativo.

Segundo a emissora kosovar "RTK 2", a presidência do parlamento anunciou que o debate para ratificar o acordo vai acontecer no início de setembro.

Embora a expectativa fosse pela convocação de uma nova sessão para amanhã, esta foi adiada na tentativa de se chegar a um consenso entre governo e oposição, segundo a fonte.

Outros dois partidos da oposição ultranacionalista kosovar criticam o acordo com Montenegro, firmado há um ano, ao assegurar que este reduz o território de Kosovo em cerca de 8 mil hectares.

A oposição garante que está "determinada" a impedir a ratificação do compromisso, uma das condições exigidas pela União Europeia (UE) para a liberação do regime de vistos.

O primeiro-ministro do Kosovo, Isa Mustafa, reiterou ontem que o pacto não representa a perda de território e advertiu que estas manipulações no processo de demarcação são perigosas e levam a atos violentos.

Para que o acordo com Montenegro seja ratificado, são necessários dois terços das cadeiras do parlamento, mas alguns veículos de imprensa locais afirmam que vários deputados da coalização governista também se opõem ao tratado.

A antiga província sérvia do Kosovo, de população majoritariamente albanesa, proclamou em 2008 sua independência de forma unilateral, que foi reconhecida formalmente por 109 Estados-membros das Nações Unidas. O Brasil, no entanto, não está entre os que a reconhecem e considera o território como uma província separatista da Sérvia.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos