Erdogan diz que EUA devem escolher entre Fethullah Gülen ou Turquia

Istambul, 11 ago (EFE).- O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, advertiu que os EUA devem escolher entre Turquia ou o clérigo residente na Pensilvânia Fethullah Gülen, que é acusado de tentativa golpe de estado em 15 de julho.

"Tarde ou cedo, os EUA deverão fazer uma escolha. A Turquia ou FETÖ (nome da organização de Gülen)", disse Erdogan em discurso que acabou de madrugada e divulgado pela agência "Anadolu".

"Ou o terrorista e golpista FETÖ ou a Turquia democrática. É preciso tomar uma decisão", acrescentou o chefe do Estado em discurso no qual encerrou a ocupação de várias praças emblemáticas da Turquia por cidadãos que protestavam contra a tentativa golpista.

Erdogan pôs fim à "missão" que tinha encomendado a seus seguidores para "vigiar a democracia", mas pediu que seguissem atentos porque "a traição pode vir de qualquer parte e de qualquer pessoa".

"Aqueles que seguem o charlatão da Pensilvânia que vendeu sua alma ao diabo, ou Daesh (Estado Islâmico), que derrama o sangue de muçulmanos, e o PKK (a guerrilha curda), que também derrama sangue há 30 anos para dividir ao país, vão ser derrotados", declarou.

Gülen, que negou qualquer vínculo com a tentativa de golpe, vive desde 1999 nos EUA e a Turquia solicitou sua extradição por considerá-lo instigador do golpe.

Na terça-feira, o ministro turco de Justiça, Bekir Bozdag, advertiu que os EUA "sacrificarão" as relações com a Turquia se não extraditar Gülen.

As autoridades americanas asseguraram que estão examinando a solicitação de extradição e que esse processo será "técnico" e não estará guiado pela "emoção e a retórica política".

O governo e o presidente turco criticaram a União Europeia (UE) e, em geral, o Ocidente, por não mostrarem suficiente apoio após o golpe de Estado.

Erdogan se reuniu na terça-feira em São Petersburgo com o presidente russo, Vladimir Putin, para normalizar suas relações depois da deterioração pela queda em novembro de um avião russo por parte da força aérea turca perto da fronteira com a Síria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos