Presidente português visita Madeira por incêndios e tenta recuperar turismo

Lisboa, 11 ago (EFE).- O primeiro-ministro português, António Costa, chegou nesta quinta-feira a Funchal para avaliar os danos causados pelo incêndio na capital da Madeira e expôs que uma das metas é recuperar a confiança dos milhares de turistas que visitam a ilha.

"É necessário passar à fase seguinte, que é a da reconstrução, a de voltar à normalidade e restabelecer a confiança no mundo todo com a Madeira como grande destino turístico de qualidade e segurança", manifestou Costa logo após aterrissar em Funchal, onde inspecionará os danos do grave incêndio.

Este fogo, iniciado nas cercanias de Funchal na segunda-feira por um piromaníaco já detido, provocou a morte de três moradores, a evacuação de mil e a hospitalização de centenas de pessoas, sobretudo por inalação de fumaça, com uma em estado grave.

A turística Funchal tenta recuperar a normalidade embora ainda continuem ativos dois focos: um, longe do centro urbano, no Parque Ecológico de Funchal, e o outro perto da cidade, embora esteja controlado.

Segundo cálculos da Prefeitura, pelo menos 55 milhões de euros serão necessários para atenuar os primeiros danos, como o incêndio de pelo menos cem casas, de um centro comercial e de um hotel de luxo.

Além da Madeira, os incêndios castigam o território de Portugal continental, onde permanecem ativos 140, a maioria em regiões do centro e norte do país.

Deles 12 estão catalogados como graves, situados todos no norte, nos distritos de Aveiro, Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Viseu.

Para combater os 140 incêndios ativos esta tarde em Portugal há desdobrados 4.369 bombeiros, 1.370 veículos terrestres e 32 veículos aéreos (cinco deles procedentes da Espanha, Itália e Marrocos).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos