Corte de Apelações ratifica condenação de quase 14 anos de Leopoldo López

Caracas, 12 ago (EFE).- A Corte de Apelações do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) da Venezuela ratificou nesta sexta-feira a sentença contra Leopoldo López, o político preso mais emblemático do antichavismo, condenado a 13 anos, nove meses e sete dias de prisão pela violência incitada em um protesto antigovernamental.

"A sentença condenatória foi confirmada em termos iguais. Já é oficial", informou o advogado do político opositor venezuelano, Juan Carlos Gutiérrez, em mensagem no Twitter.

A condenação, que foi ditada por um tribunal em setembro de 2015, tinha sido objeto de uma apelação da defesa do fundador do partido Vontade Popular (VP) há três semanas em uma audiência que se estendeu por cerca de 15 horas.

A defesa estava há quase uma semana esperando a reposta do tribunal que deveria ser dada dentro dos dez dias úteis seguintes à audiência de apelação, mas que se atrasou por que a corte que trata o caso não realizou sessões durante vários dias fazendo com que o prazo se estendesse.

Esta é a antepenúltima instância à qual podia recorrer o dirigente opositor para tentar reivindicar a nulidade do julgamento ou um rebaixamento da condenação que cumpre em uma prisão militar nos arredores de Caracas.

López foi sentenciado pelos crimes de instigação pública, formação de quadrilha, danos à propriedade e incêndio com relação aos incidentes violentos originados no final de uma passeata antigovernamental convocada por ele e outros opositores em 12 de fevereiro de 2014.

As ações delitivas atribuídas a López teriam sido cometidas no discurso que pronunciou nessa manifestação que terminou com três mortos e vários feridos, e também deu início a uma onda de protestos que se mantiveram durante vários meses.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos