Outro terremoto, de 6,1 graus, atinge águas do Pacífico no sudoeste de Tonga

Sydney (Austrália), 12 ago (EFE).- Um terremoto de 6,1 graus de magnitude na escala aberta de Richter sacudiu nesta sexta-feira as águas do Pacífico ao sudoeste do arquipélago das ilhas Tonga, horas depois que outro terremoto de 7,2 graus foi registrado na região, mas não há informações sobre vítimas.

O hipocentro do terremoto foi localizado a 74 quilômetros de profundidade e a 486 quilômetros ao Nuku'alofa, em Tonga, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica no mundo todo.

O Centro de Alertas de Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum aviso por risco de ondas gigantes.

Horas antes, um terremoto de 7,2 graus foi registrado a uma profundidade de 9 quilômetros e a 108 quilômetros ao leste de Hunter, em Nova Caledônia, que originou um alerta de tsunami em Nova Caledônia, Vanuatu e Fiji cancelado minutos depois.

Várias ilhas do Pacífico Sul se assentam sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida por 7 mil tremores ao ano, a maioria moderados.

Em setembro de 2009, quase 200 pessoas morreram em Tonga e Samoa após o tsunami provocado por dois terremotos simultâneos de 8 e 8,1 graus de magnitude.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos