Confronto no nordeste da Colômbia força deslocamento de quase mil pessoas

Bogotá, 14 ago (EFE).- Um total de 923 pessoas habitantes de três municípios da província de Norte de Santander, no nordeste da Colômbia e fronteiriça com a Venezuela, tiveram que deixar suas casas por causa dos enfrentamentos entre o exército colombiano e grupos armados, informou neste domingo o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA, sigla em inglês).

Os deslocamentos afetaram famílias que vivem nos municípios de Teorama, Hacarí e El Tarra, que fazem parte da região de Catatumbo, uma área que conta com plantações de coca e onde há forte presença de grupos guerrilheiros e organizações criminosas de origem paramilitar, entre outros.

Segundo a OCHA, "nas duas últimas semanas de julho e na primeira semana de agosto, ocorreram enfrentamentos frequentes entre o exército e grupos armados".

Os incidentes de violência, segundo a informação da OCHA, afetaram 655 pessoas de três bairros de Teorama, seis de Hacarí, assim como o vilarejo de San Isidro, em El Tarra, onde 268 moradores tiveram que abandonar suas casas.

"A maioria das famílias de Teorama e Hacarí se desloca temporariamente durante a noite para pernoitar em casas de familiares e amigos, com o objetivo de evitar as ações armadas devido à proximidade de suas residências dos distritos policiais, e depois retornam a suas casas", explicou a OCHA.

Já em San Isidro, "as famílias se deslocaram para uma escola, onde permanecem e seu número não foi determinado", acrescentou o órgão das Nações Unidas.

Além disso, alguns pais de família decidiram, como medida preventiva, não enviar seus filhos às escolas.

As principais necessidades humanitárias para os deslocados estão ligadas aos setores de saúde, segurança e habitação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos