Após tomada de Manbech, Pentágono já mira "capital" do EI na Síria

Washington, 15 ago (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter, comemorou nesta segunda-feira a saída do Estado Islâmico (EI) da cidade síria de Manbech e fixou como próximo objetivo o bastião e capital dos jihadistas: Al Raqqa.

"O êxito em Manbech ajudará a reforçar o isolamento de Al Raqqa e nos permitirá alcançar nossos novos objetivos na campanha na Síria, derrubar o controle do EI sobre a cidade", afirmou Carter em comunicado.

Manbech foi libertada neste final de semana com os avanços da coalizão curdo-árabe das Forças da Síria Democrática (FSD) com apoio aéreo e de inteligência da missão liderada pelos Estados Unidos contra o EI na Síria e Iraque.

"Este êxito, habilitado pelo apoio crítico da coalizão, é outro marco na campanha para infligir ao EI uma derrota duradoura", disse Carter, que felicitou por sua contribuição o Conselho Militar de Manbech, assim como as forças locais apoiadas por Washington para arrebatar terreno dos jihadistas na Síria.

Carter agradeceu também o apoio das forças turcas na tomada de Manbech, no norte da Síria e ao oeste do rio Eufrates.

Os Estados Unidos consideravam Manbech um local-chave do EI para manter o tráfego de combatentes estrangeiros da Turquia para Al Raqqa e as linhas da frente na Síria e no Iraque.

Com a queda da cidade, as forças locais apoiadas pelos americanos obtêm uma área estratégica para preparar a tomada de Al Raqqa, considerada a capital e bastião mais importante do EI.

Os Estados Unidos seguem sem antecipar quando poderiam acontecer duas das principais batalhas na luta contra EI, a ofensiva terrestre contra Al Raqqa e Mossul, no Iraque, há dois anos sob o domínio dos jihadistas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos