Autoridades confirmam que filho de El Chapo foi sequestrado no México

Puerto Vallarta (México), 16 ago (EFE).- Jesús Alfredo Guzmán Salazar, filho do narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán, é um dos seis homens sequestrados na madrugada de ontem em um luxuoso restaurante de Puerto Vallarta, confirmou nesta terça-feira o procurador do estado de Jalisco, Eduardo Almaguer.

Em entrevista coletiva neste balneário do oeste do México, Almaguer afirmou que foi possível confirmar a identidade do filho do traficante a partir dos objetos achados nos veículos das vítimas abandonados no estacionamento do local, informação verificada com agências de segurança e exames periciais.

Além de Jesús Alfredo Guzmán, de 29 anos, Almaguer disse que entre os sequestrados estão Juan Daniel Calva Tapia, de 53 anos; Josías Nahuali Rábago Borbolla, de 35, e Víctor Galván Ureña, de 46 anos.

Os outros dois ainda não foram identificados, segundo o procurador, que acrescentou que por trás do sequestro está o Cartel Jalisco Nueva Generación (CJNG), que há anos controla esta região do país.

Almaguer divulgou ainda outros detalhes do sequestro, incluindo o fato de que aconteceu na primeira hora da segunda-feira por sete homens armados que invadiram o restaurante La Leche.

Jalisco é o centro de operações do CJNG, que surgiu em 2010 como uma célula do Cartel de Sinaloa, cujo líder Joaquín "El Chapo" Guzmán se encontra em uma prisão de segurança máxima no estado de Chihuahua à espera do desenlace de seu processo de extradição aos Estados Unidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos