Bulgária extraditará cunhado de autor de ataque contra "Charlie Hebdo"

Sófia, 16 ago (EFE).- A Justiça da Bulgária decretou nesta terça-feira a extradição para a França de Murad Hamid, o cidadão francês que é cunhado de Chérif Kouachi, um dos autores do atentado contra a revista satírica "Charlie Hebdo", no qual morreram 12 pessoas.

Um tribunal da capital Sófia anunciou em comunicado que a decisão se baseia em uma ordem europeia de detenção emitida em 29 de julho pela Justiça francesa.

"Hamid não utilizou seu direito de recorrer do pedido, dentro de um prazo de três dias, após ter manifestado seu desejo de ser extradito de forma imediata para a França", explicou o tribunal no documento.

Hamid, um jovem de 20 anos que é procurado pela França por supostas atividades terroristas, foi detido em 29 de julho na Bulgária.

O francês, irmão da esposa de Chérif Kouachi, entrou na Bulgária pela fronteira com a Sérvia em 26 de julho e, dois dias depois, chegou à Turquia, onde foi detido como suspeito de pertencer ao grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

As autoridades turcas o deportaram para a Bulgária, onde foi detido e se queixou ao tribunal que seus direitos não estavam sendo respeitados, alegando que era tratado "como um cachorro".

Além disso, Hamid declarou em entrevista para a emissora "bTV" que odiava o EI, uma organização terrorista que definiu como "uma horda de assassinos".

As suspeitas indicam que Hamid, que é considerado pela França uma "ameaça para a segurança nacional", pretendia viajar para a Síria ou o Iraque para lutar nas fileiras do EI.

Até que seja definitivamente extraditado à França, Hamid permanecerá na prisão em Sófia, informou o tribunal, sem detalhar o dia em que ele será entregue às autoridades francesas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos