Colômbia investiga vínculo de guerrilha do ELN com sequestro de 5 pessoas

Bogotá, 16 ago (EFE).- As autoridades da Colômbia estão investigando o suposto sequestro de cinco pessoas em uma ação da guerrilha do ELN em Arauca, departamento na fronteira com a Venezuela, informou nesta terça-feira o governador dessa região, Ricardo Alvarado.

"O que podemos assegurar é que há cinco pessoas retidas, isso se chama sequestro, se chama pagamento de extorsão. Sabemos que existem cinco pessoas que não retornaram ao seio de sua família", declarou Alvarado à emissora "Caracol Televisión".

O governador, que liderou um conselho de segurança na região, lembrou que em Arauca opera a frente "Domingo Laín" do Exército de Libertação Nacional (ELN), a segunda maior guerrilha do país depois das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

"Acreditamos que esse possa ser o grupo que está exercendo este tipo de exigências econômicas", acrescentou o governador.

Veículos de comunicação locais indicaram que as cinco pessoas, todas dedicadas à produção de arroz, compareceram a um encontro para o pagamento de extorsões.

O ELN sequestrou no último dia 21 de maio a jornalista espanhola Salud Hernández, correspondente na Colômbia do jornal espanhol "El Mundo", e dois dias depois reteve os jornalistas colombianos Diego D'Pablos e Carlos Melo, da emissora de televisão "RCN".

Os jornalistas foram libertados em 27 de maio na região de Catatumbo, onde foram sequestrados, e que está localizada no departamento do Norte de Santander, também fronteiriço com a Venezuela.

O governo do presidente Juan Manuel Santos anunciou no último dia 30 de março em Caracas que estabelecerá uma "fase pública" de negociações com o ELN, cujo início condicionou à solução de alguns "temas humanitários", entre eles o fim dos sequestros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos