Ex-jogador Freddy Rincón é absolvido de acusação de narcotráfico no Panamá

Panamá, 17 ago (EFE).- O ex-jogador de futebol colombiano Freddy Rincón foi absolvido em um caso de narcotráfico no qual seu compatriota Pablo Rayo Montaño foi condenado a 9 anos e 4 meses de prisão por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, informou nesta quarta-feira o Órgão Judicial (OJ) do Panamá.

A sentença, ditada ontem por um Tribunal depois de um longo processo que teve sua audiência no final de 2015, "ordena deixar sem efeito a ordem de detenção vertida (há dez anos) contra os senhores Freddy Eusebio Rincón Valencia e Yina Tatiana Vasquez Herrera", depois de serem absolvidos junto a outros 48 acusados.

Por outro lado, condena Rayo Montaño "a 112 meses (9 anos e 4 meses) de prisão e 100 dias de multa taxada em US$ 50 a cada dia, que somam US$ 5 mil a pagar em 5 meses por ser autor dos crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha relacionados com drogas.

O narcotraficante foi condenado junto a outros 14 envolvidos pela "comissão de crime contra a economia nacional (lavagem de capitais), relacionado com drogas e formação de quadrilha".

Rayo Montaño foi detido no Brasil em 2006, onde permanece, durante uma operação internacional coordenada pelos Estados Unidos e na qual participaram Panamá, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Venezuela, Equador e México.

Segundo as autoridades americanas, a organização de Rayo Montaño transportava uma média de 20 toneladas de cocaína ao mês desde Colômbia e Venezuela aos Estados Unidos e Europa, e no Panamá contava com uma ampla infraestrutura para suas atividades.

Freddy Rincón estreou como profissional em 1983 e teve uma extensa carreira que o levou a equipes como América de Cali, Napoli, Palmeiras, Cruzeiro, Corinthians e Real Madrid.

Com a seleção colombiana jogou 84 partidos e anotou 17 gols.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos