ELN divulga prova de vida de ex-parlamentar sequestrado há 4 meses

Bogotá, 18 ago (EFE).- A guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) divulgou nesta quinta-feira uma prova de vida do ex-parlamentar colombiano Odín Sánchez Montes de Oca, que foi sequestrado há mais de quatro meses em troca da libertação de seu irmão Patrocinio.

No vídeo divulgado pelo grupo insurgente, Sánchez aparece nas selvas do Chocó, no noroeste do país, diante de uma mesa improvisada e uma bandeira do ELN, visivelmente abatido e escoltado por vários guerrilheiros fortemente armados, cumprimenta sua família e culpa o Estado por seu sequestro.

Na mensagem que foi entregue pela Frente de Guerra Ocidental do ELN, Sánchez está aparentemente coagido e utiliza parte do vocabulário e discurso dessa guerrilha, como ao denominar-se "detido" e não sequestrado.

Durante seu discurso ressalta as más condições de vida nessa região do país, à qual classifica como "quarto mundo", e agradece as mensagens de solidariedade que recebeu.

Além disso, Sánchez diz que a Colômbia "precisa iniciar os diálogos de paz com o ELN" e assegura que isso "é urgente para que haja uma paz estável e duradoura".

O governo do presidente Juan Manuel Santos anunciou no último dia 30 de março em Caracas que estabelecerá uma "fase pública" de negociações com o ELN, cujo início condicionou à solução de alguns "temas humanitários", entre eles o fim dos sequestros.

Em sua fala divulgada hoje, o ex-parlamentar critica precisamente as novas condições impostas pelo governo de libertar os sequestrados para iniciar as negociações, também um dos discursos frequentes dessa guerrilha.

No vídeo, no qual se intercalam imagens de Santos e notícias de diferentes veículos de comunicação sobre os diálogos de paz com o ELN, Sánchez também reprovou o governo por considerar que as autoridades tentaram localizar seu irmão "sem sair de Quibdó", capital departamental, e "fazendo trabalhos de escritório".

Patrocinio Sánchez, ex-governador do departamento de Chocó, foi sequestrado em 2013 pelo ELN e voltou à liberdade no último dia 3 de abril após ser trocado por seu irmão Odín.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos