Rajoy aceita condições dos liberais para negociar sua posse

Madri, 18 ago (EFE).- O líder do partido espanhol Ciudadanos (liberais), Albert Rivera, anunciou nesta quinta-feira que negociará o apoio à posse de Mariano Rajoy como presidente do Governo, depois que este aceitou suas propostas para a regeneração democrática.

Rivera se reuniu durante algo mais de uma hora com Mariano Rajoy e, no final, explicou em entrevista coletiva que os dois partidos assinarão amanhã um pacto com medidas contra a corrupção e hoje mesmo será anunciada a data do debate de posse no Congresso à qual irá Rajoy.

O PP (centro-direita) dirigido por Rajoy conquistou 137 cadeiras nas eleições do dia 26 de junho e o Ciudadanos 32, por isso que ambos somariam 169 deputados em uma votação de posse, a sete da maioria absoluta requerida para a escolha de um chefe do Executivo em primeira votação.

Em uma segunda votação bastaria que Rajoy conseguisse mais votos a favor que contra, embora para isso seria necessário ter pelo menos 11 abstenções que, por enquanto, não tem, já que o líder do PP só encontra rejeição explícita do resto de grupos parlamentares.

Além de fixar a data de posse, o Ciudadanos (partido político) quer que nenhum funcionário público acusado ocupe postos no Executivo ou no Parlamento, assim como uma nova Lei Eleitoral que atribua cadeiras de modo mais proporcional, além de acabar com os indultos por corrupção política.

Além disso, os liberais pedem para limitar os mandatos a oito anos; uma comissão de investigação sobre o suposto financiamento irregular do PP e a supressão de que os funcionários públicos acusados não sejam julgados pelos tribunais ordinários.

Tudo isso figura no documento que amanhã será assinado por dirigentes de PP e Ciudadanos, embora as reformas legais precisariam de uma maioria parlamentar reforçada, com o voto favorável de outros partidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos