Cazaquistão, Japão e Pnud defendem independência das mulheres do Afeganistão

Astana, 19 ago (EFE).- O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) informou nesta sexta-feira que junto com os governos de Cazaquistão e Japão lançaram um projeto piloto de ajuda oficial ao desenvolvimento para ampliar a independência econômica e os direitos das mulheres afegãs.

O Pnud declarou que os participantes da iniciativa "Promoção de ajuda oficial ao desenvolvimento do Cazaquistão para a cooperação com o Afeganistão" serão o Ministério das Relações Exteriores cazaque e a Agência de Cooperação Internacional japonesa.

A iniciativa foi financiada pelo governo do Japão através do Fundo de Cooperação do Pnud-Japão.

"Cazaquistão, Japão e Pnud no Afeganistão proporcionam um complexo leque de ajudas para a promoção da igualdade de gênero no país, incluindo a provisão de apoio às políticas e ao desenvolvimento de capacidades no Ministério de Assuntos da Mulher", disse o embaixador do Afeganistão ao Cazaquistão, Mohammad Farooq Baraki.

O projeto vai ser a primeira cooperação internacional do Cazaquistão para o Afeganistão dentro do sistema nacional da ajuda oficial ao desenvolvimento desse país, enquanto se espera que também fortalecerá o Cazaquistão no gerenciamento dessa ajuda, segundo um comunicado do Pnud.

"O Cazaquistão nos últimos anos vem fazendo um grande esforço para desenvolver sua capacidade de AOD em nível nacional", afirmou o ministro das Relações Exteriores do país, Erlan Idrissov.

Ele explicou que muitos dos esforços de reforma em seu país "são feitos no contexto de nossa ambição de nos unir à OCDE. A ajuda oficial ao desenvolvimento é uma parte muito importante da OCDE".

Para promover a paz e a segurança, o Cazaquistão proporcionou, até o momento, assistência humanitária e de desenvolvimento a diversos países de Ásia Central, América Latina e ilhas do Pacífico. EFE

na/ma

(foto)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos