Milícia publica fotos da fuga do EI de Manbech com civis como escudos humanos

Cairo, 19 ago (EFE).- As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança curdo-árabe envolvida no conflito civil sírio, publicaram nesta sexta-feira três fotografias da fuga dos combatentes do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) da cidade de Manbech quando utilizaram civis como "escudos humanos".

As imagens aéreas mostram um comboio com vários veículos saindo de uma área urbana e no meio do campo, no qual, segundo as FSD, havia tanto jihadistas como civis, mas isso não é possível de comprovar apenas pelas fotos.

A aliança curdo-árabe publicou as imagens no Twitter com a seguinte legenda: "como usar civis como escudos humanos para fugir de Manbech".

O porta-voz do Conselho Militar de Manbech, Sharfan Darwish, disse à Agência Efe há dois dias que o EI sequestrou cerca de 2 mil civis quando deixou a cidade no fim de semana passado.

Os jihadistas foram cercados no bairro de Al Sarba, no noroeste da cidade, e, para que pudessem escapar sem serem bombardeados, levaram com eles os civis para servirem de "escudos humanos", segundo Darwish.

O porta-voz detalhou que cerca de 150 terroristas escaparam da cidade em dezenas de veículos, sem que a coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos pudesse agir contra eles.

Manbech foi libertada no fim de semana passado pelas FSD e pela brigada Conselho Militar de Manbech, que administraram durante alguns dias a cidade até a entrega do comando para um conselho civil.

Além disso, as FSD entregaram nas últimas horas suas posições em Manbech aos combatentes do Conselho Militar, e começaram a fazer o mesmo com postos militares defensivos localizados ao norte da cidade.

A milícia curdo-árabe afirmou hoje em comunicado que o Conselho Militar continua com suas operações militares contra o EI e que tomou dos extremistas o controle de várias aldeias situadas ao sul de Manbech.

Além disso, as FSD afirmaram que estão tentando reforçar suas linhas defensivas nas margens do rio Al Sayur, 12 quilômetros ao norte de Manbech.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos