Atentado com bomba em salão de festas deixa 13 mortos na Turquia

(Atualiza com parágrafos finais sobre veto à imprensa).

Istambul, 20 ago (EFE).- Um atentado terrorista em um salão de festas deixou ao menos 13 mortos e dezenas de feridos neste sábado na cidade de Gaziantep, no sul da Turquia, informou o canal "NTV".

De acordo com o governador da província, Ali Yerlikaya, que definiu o fato como "atentado terrorista", sem esclarecer possíveis responsáveis, a explosão aconteceu durante uma festa de casamento no centro da cidade pouco antes da meia-noite (horário local).

O deputado Mehmet Gokdag, integrante do partido opositor CHP, afirmou à emissora que, segundo autoridades locais, houve pelo menos 13 vítimas. Já o deputado Mehmet Erdogan, membro do partido governamental AKP e sobrinho do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, disse à mesma rede de TV que provavelmente se trata de um atentado suicida.

O salão onde acontecia a festa fica em uma das principais ruas de Gaziantep, centro nervoso do sul da Turquia, a cerca de 50 quilômetros da fronteira com a Síria e esconderijo de vários movimentos armados sírios.

Uma grande quantidade de ambulâncias está no local e teme-se que o número de vítimas ainda possa aumentar. A cidade está fora do âmbito de atuação habitual da guerrilha curda, que nos últimos dias fez vários ataques contra delegacias em outras províncias do sudeste da Turquia.

A Autoridade de Rádio e Televisão da Turquia (RTÜK) impôs uma proibição temporária aos veículos de comunicação, vetando todo tipo de informação "sobre o momento e as circunstâncias da explosão, o trabalho dos funcionários públicos e os feridos ou mortos" a fim de "não dificultar o esclarecimento do fato e a detenção dos suspeitos".

As declarações das autoridades competentes, no entanto, estão de fora desta proibição, conforme informa o organismo em comunicado divulgado em seu site.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos