Coreia do Norte classifica diplomata em Londres que desertou de "criminoso"

Seul, 20 ago (EFE).- A Coreia do Norte qualificou neste sábado de "criminoso" o diplomata em Londres que fugiu para Coreia do Sul em uma das deserções de mais alto nível nos últimos anos, e acusou Seul de atraí-lo, segundo publicou a agência norte-coreana "KCNA".

O governo da Coreia do Sul anunciou na quarta-feira a chegada de Thae Yong-ho, que era o número dois da legação diplomática da Coreia do Norte na capital britânica, e sua família ao país asiático.

O Norte acusou o Sul de convencer Thae para que desertasse através de atividades estratégicas de propaganda e para causar um mal estar entre as duas Coreias, segundo o escritório do meio estatal norte-coreano recolhido pela agência sul-coreana "Yonhap".

A "KCNA" também disse que Thae é um fugitivo que malversou fundos e vendeu segredos de Estado, e afirmou que o diplomata esteve sob investigação em junho por supostos abusos de menores.

O Ministério da Unificação sul-coreano revelou na quinta-feira que Thae "explicou que se sentia desiludido com o regime de Kim Jong-un" quando foi interrogado sobre as razões de sua escapada.

O diplomata de 55 anos, cuja função era promover a imagem da Coreia do Norte no Reino Unido, também falou de como motivos "o futuro de seus descendentes", segundo uma porta-voz do Ministério.

Especialistas destacaram que, devido à repressão do jovem ditador e as sanções internacionais, recentemente aumentaram as deserções de cidadãos de status médio e alto na sociedade norte-coreana, muitos dos quais buscam refúgio em países europeus ou nos Estados Unidos.

Mesmo assim, a maioria dos desertores segue sendo gente com baixos recursos que passa dificuldades e busca uma vida melhor na vizinha Coreia do Sul, onde conhecem o idioma e recebem ajuda do governo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos