FBI investiga ligação de corrupção entre os EUA e o ex-governo ucraniano

Washington, 20 ago (EFE).- O FBI e o Departamento de Justiça americana investigam possíveis ligações dos Estados Unidos com uma suposta trama de corrupção do deposto presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, segundo informações da "CNN" que cita fontes destes organismos.

Entre os investigados pelas autoridades americanas estão o antigo chefe de campanha de Donald Trump, Paul Manafort, e o irmão do chefe de campanha de Hillary Clinton, Tony Podesta.

O "The New York Times" revelou nesta semana que Manafort aparece em uma lista de pagamentos em envelopes mantida pelo partido de Yanukovich (Partido das Regiões), aliado da Rússia.

Segundo o jornal nova-iorquino, o ex-chefe de campanha de Trump, que trabalhou como assessor de Yanukovich, teria recebido US$ 12,7 milhões em dinheiro entre 2007 e 2012.

No entanto, as fontes citadas pela "CNN" asseguraram que nem Manafort nem sua firma são o foco da investigação, que também procura irregularidades em outras empresas de consultoria como a de Podesta.

Em resposta ao "The New York Times", Manafort esclareceu que todos o pagamentos recebidos durante seu trabalho na Ucrânia foram para "toda a equipe política: pessoal de campanha (local e internacional), pesquisas e investigação, integridade eleitoral e anúncios de televisão", e negou que fossem em dinheiro.

O Grupo Podesta, por sua vez, disse hoje ter contratado um escritório de advogados para examinar o caso.

Ligada às autoridades pró-europeias ucranianas, a investigação do FBI é sobre as finanças de Yanukovich, cujo deposto governo, asseguram, foi imerso em um padrão generalizado de corrupção.

Os opositores de Donald Trump aproveitaram o papel que tinha Manafort em sua campanha para espalhar suposições sobre uma possível interferência da Rússia e de seu presidente, Vladimir Putin, nas eleições americanas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos