Irã confirma recebimento de todo sistema russo de mísseis antiaéreos S-300

Teerã, 20 ago (EFE).- O ministro da Defesa da República Islâmica do Irã, Hoseein Dehghan, confirmou neste sábado que seu país já recebeu todo o sistema russo de mísseis antiaéreos S-300, em cumprimento com o contrato bilateral duramente criticado pelos EUA, Israel e Arábia Saudita.

Dehghan afirmou, segundo a agência oficial iraniana de notícias "Irna", que o Irã já é autossuficiente em questão de armas leves e individuais e tem capacidade de produção, e que sendo assim o país já não necessita comprar de países estrangeiros.

Em 2007, Rússia e Irã assinaram um contrato no valor de US$ 800 milhões para a venda de pelo menos cinco baterias de mísseis S-300, um dos mais avançados do mundo, o que foi considerado uma ameaça pelos rivais regionais do Irã -Arábia Saudita e Israel- assim como pelos Estados Unidos.

No entanto, em 2010 o então presidente russo, Dmitri Medvedev, vetou a entrega dos equipamentos ao Irã como parte das sanções internacionais contra o país por seu programa nuclear.

Em abril do ano passado, o presidente russo, Vladimir Putin, decidiu eliminar esse veto e prometeu entregar os mísseis ao Irã, apesar de desde então ocorrerem as negociações para atualizar o contrato e para suspender a demanda que Teerã pôs perante um Tribunal de Arbitragem Internacional contra a Rússia pela suspensão de dito acordo.

Os S-300, análogos aos Patriot americanos, permitirão ao Irã fazer frente a uma eventual invasão ou ataque aéreo em massa israelense ou americano com caças da classe Stealth, helicópteros, bombardeiros e mísseis balísticos, segundo especialistas.

Os israelenses temem que essas baterias, que têm um alcance de até 200 quilômetros, permitam ao Irã contar em breve com um invulnerável escudo antimísseis para defender suas infraestruturas vitais perante um possível ataque exterior. EFE

ar/ff

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos