Japão entra em alerta por conta da chegada de vários tufões

Tóquio, 20 ago (EFE).- Grande parte do Japão está em alerta pela proximidade de vários tufões que estão deixando um clima instável assim como chuvas fortes em grande parte do centro e o norte do país.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês) alertou neste sábado da possibilidade de haver inundações e deslizamentos de terra nas zonas oriental e norte do país por conta da chegada do tufão Kompasu, prevista para as próximas horas.

Às 15h45 (hora local), o Kompasu, 11º tufão da temporada no Pacífico, avançava em direção ao noroeste a 40 km/h com uma pressão atmosférica de 950 milibares, levantando rajadas de vento de até 25 km/h, segundo medições da JMA.

Está previsto que o tufão se aproxime da ilha principal de Honshu por volta das 3h (hora local) de amanhã e continue avançando em direção a ilha de Hokkaido.

A instabilidade atmosférica deixou hoje intensas chuvas na capital japonesa e, especialmente, no turístico bairro de Shibuya, onde se registraram 47 milímetros de chuva em uma hora, e onde a Agência Meteorológica japonesa emitiu um alerta contra possíveis inundações.

O órgão japonês prevê que na região central de Kanto, onde fica Tóquio, se registrem amanhã chuvas de até 150 milímetros e de até 200 milímetros em Hokkaido.

A JMA também alertou contra a possibilidade de altas ondas de até 6 metros e deslizamentos de terra nos arquipélagos de Izu e Ogasawara, situados ao sul da baía de Tóquio, onde esperam a chegada no domingo do tufão Mindulle, o nono da temporada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos