Sobe para 22 o número de mortos no atentado em salão de festas na Turquia

Istambul, 20 ago (EFE).- O atentado terrorista cometido neste sábado em um salão de festas na cidade de Gaziantep, no sul da Turquia, deixou pelo menos 22 mortos e 94 feridos, conforme fontes oficiais citadas pelo canal "NTV".

Fontes do escritório do governador da cidade declararam à emissora que 22 pessoas faleceram e que outras 94 ficaram feridas por voltas das 23h50 (horário local, 16h50 em Brasília). O governador Ali Yerlikaya tinha confirmado pouco depois do crime que se tratava de um atentado terrorista, mas, até o momento, nenhuma autoridade nomeou possíveis responsáveis nem motivos do ataque.

O deputado Mehmet Erdogan, membro do partido governamental AKP e sobrinho do presidente turco Recep Tayyip Erdogan, disse à "NTV" a ação pode ser um atentado suicida.

A festa de casamento acontecia em um estabelecimento que fica em uma das ruas mais importantes de Gaziantep, centro nervoso do sul da Turquia, a cerca de 50 quilômetros da fronteira com a Síria e esconderijo de vários movimentos armados sírios. A cidade está fora do raio de atuação habitual da guerrilha curda, que nos últimos dias fez vários ataques contra delegacias em outras províncias do sudeste da Turquia.

A Autoridade de Rádio e Televisão da Turquia (RTÜK) baixou uma proibição temporária aos veículos de comunicação e vetou todo tipo de informação "sobre o momento e as circunstâncias da explosão, o trabalho dos funcionários públicos e os feridos ou mortos" para "não dificultar o esclarecimento do fato e a detenção dos suspeitos".

As declarações das autoridades competentes, no entanto, estão isentas desta regra, conforme informou o organismo em comunicado divulgado em sua página na internet.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos