Adolescente suicida cometeu atentado em Gaziantep, afirma presidente turco

Istambul, 21 ago (EFE).- O presidente turco, o islamita Recep Tayyip Erdogan, afirmou neste domingo que o autor do atentado contra um local ontem era realizado um casamento curdo no sábado à noite na cidade de Gaziantep, no extremo sul de Turquia, foi um adolescente de entre 12 e 14 anos de idade.

O massacre "foi cometido por um adolescente suicida de 12-14 anos de idade", disse o líder em declarações transmitidas ao vivo pela emissora "NTV".

"Os primeiros indícios investigados por nossos organismos de segurança apontam ao grupo jihadista Estado Islâmico), e trabalhamos nisso", acrescentou Erdogan.

O saldo de vítimas aumentou para 51 mortos, enquanto entre os feridos que eram 94 a princípio, 69 seguem sob tratamento nos hospitais, e 17 deles estão em estado grave, precisou o presidente.

"É certo que ultimamente foi falado que o EI tinha essa estrutura ou posição em Gaziantep. Se já estávamos realizando várias operações intensas, agora nossas forças de segurança continuarão com um trabalho ainda muito mais intenso", disse Erdogan.

"Para nós não há dúvidas de onde procede o terror", ressaltou o presidente em alusão ao terrorismo de extremistas curdos do proscrito Partido de Trabalhadores de Curdistão (PKK) e seguidores do clérigo conservado Fethullah Gülen.

"Pode ser o terror da FETÖ (a confraria gülenista), do PKK, do EI ou do PYD-YPG (as milícias curdas) do outro lado da fronteira síria: para nós todos são organizações terroristas", insistiu o presidente turco.

O partido de esquerda pró-curdo HDP, terceiro do parlamento da Turquia, confirmou nesta madrugada que o casal que estava se unido quando aconteceu o atentado era membros desta formação política, que foi alvo de vários ataques do EI durante o último ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos