Duplo atentado da Al Shabab na Somália deixa 15 mortos

Mogadíscio, 21 ago (EFE).- Pelo menos 15 pessoas morreram neste domingo na cidade de Galkaio, no centro da Somália, após a explosão de dois carros-bomba da milícia islamita Al Shabab, informaram à Agência Efe fontes policiais.

A Al Shabab já reivindicou este novo massacre, cujo número de vítimas pode aumentar nas próximas horas, e prometeu intensificar sua campanha de ataques contra o governo somali.

Os serviços de saúde e emergências tratam dos feridos, cujo número ainda é desconhecido por enquanto.

Galkaio é considerada uma das cidades mais seguras deste país em estado de guerra e caos há um quarto de século, no qual grupos como Al Shabab, tribais e delinquentes armados disputam com o governo partes do território nacional.

Agências humanitárias internacionais tinham estabelecido suas bases de operações nesta cidade devido à fama de estável.

O governo somali condenou o ataque e desdobrou forças de segurança no local do duplo atentado, além de pedir aos habitantes de Galkaio que permaneçam em suas casas até novo aviso.

Tropas da União Africana (UA) e dos países da região apoiam há anos o Exército da Somália em sua luta contra a milícia extremista, debilitada pela morte em 2014 de teu líder Ahmed Godane, em um ataque aéreo americano.

No entanto, Al Shabab segue cometendo regularmente atentados no país, já seja contra civis ou contra alvos do governo ou da missão da UA.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos