Exército iraquiano pede em panfletos que civis deixem Al Qayara

Mossul (Iraque), 21 ago (EFE).- Aviões de guerra iraquianos lançaram neste domingo milhares de panfletos aos moradores de Al Qayara, no norte do Iraque, para pedir que deixam a cidade imediatamente e se afastem das posições do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Nessa cidade, segundo disse no sábado o prefeito Saleh al Jabouri, cerca de 70 mil civis estão presos pelo EI para usá-los como escudos humanos durante a iminente ofensiva das tropas iraquianas para libertá-la.

A Chefia de Operações para a Libertação da Província de Ninawa, onde fica Al Qayara, informou em comunicado que dezenas de milhares de panfletos foram lançados para advertir ao povo que os locais do EI serão alvos dos aviões de guerra.

Nesses papéis as forças pedem que a população colabore com as "forças de libertação" e a cumpra com as instruções sobre os corredores seguros, assim como solicita que levem os documentos de identidade para mostrá-los quando chegarem às zonas determinadas pelo Exército.

Também anuncia aos moradores de Al Qayara que "seu sofrimento terminará em breve depois da prolongada paciência que tiveram".

"As forças iraquianas têm o EI cercado e agora estão à espera de receber ordens para atacar a zona de Al Qayara", indicam os panfletos.

Como indicação, pede à população que deixe a comarca em direção à aldeia de Al Tina e À base aérea de Al Qayara.

"Os moradores encontrarão a segurança, a tranquilidade e a ajuda nas áreas determinadas pelas forças armadas para que se refugiem", destaca a nota, que leva a assinatura do Ministério iraquiano de Defesa.

O Exército iraquiano, apoiado por cerca de 700 milicianos tribais, mantém bloqueados os acessos da população e prepara-se para o ataque a este importante reduto do EI, situado uns 55 quilômetros ao sul da cidade de Mossul e na província de Ninawa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos