Forças leais ao presidente iemenita abrem acesso à cidade de Taiz

Sana, 21 ago (EFE).- As forças leais ao presidente iemenita, Abdo Rabbo Mansour Hadi, conseguiram neste domingo abrir um acesso à cidade de Taiz, a terceira maior cidade do Iêmen, assediada pelo movimento rebelde dos houthis há mais de um ano e meio.

Fontes militares informaram à Agência Efe que as tropas, apoiadas pela milícia Resistência Popular, tomaram o controle nesta madrugada do monte Al Han, diante do acesso sudoeste de Taiz, que conecta a cidade com Áden.

Com este avanço, os leais ao líder iemenita conseguiram abrir uma importante rota a Taiz, cercada pelos houthis e as forças de seu próximo aliado, o ex-presidente Ali Abdullah Saleh.

As tropas iemenitas e os milicianos resistem no interior da cidade.

Este progresso registrado hoje foi obtido após quatro dias de duros combates, nos quais as forças leais a Hadi contaram com o apoio dos aviões de guerra da coalizão árabe liderada pela Arábia Saudita, destacaram as fontes.

Essa aliança militar, que começou suas operações no Iêmen em março de 2015 em apoio a Hadi, intensificou seus ataques desde o fim das conversas de paz no Kuwait em 6 de agosto.

As negociações entraram em ponto morto depois que os houthis e Saleh anunciaram a criação do citado Conselho Político para administrar o país, que foi criticado tanto por Hadi como pela ONU.

Centenas de milhares de iemenitas se manifestaram este sábado na capital iemenita para demonstrar apoio a esse Conselho Político Supremo.

A convocação de Saleh e dos houthis foi apoiada por quase 900 mil pessoas, que se congregaram na praça de Al Sabain, no sul de Sana, segundo as estimativas dos organizadores.

Ao ato foi assistido pelo presidente do Conselho Político Supremo, Saleh al Samad, que é um dos dirigentes dos houthis, além do presidente do parlamento, Yahia al Radi, e outros responsáveis do Estado leais ao grupo xiita.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos