Nova explosão no vulcão Santiaguito da Guatemala lança cinzas a 5 mil metros

Guatemala, 21 ago (EFE).- O vulcão Santiaguito da Guatemala, situado no departamento de Quetzaltenango e em constante atividade durante este ano, registrou neste domingo uma nova explosão com uma coluna de cinzas de cerca de 5,5 mil metros de altura sobre o nível de mar.

O Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) indicou, em um boletim especial, que esta erupção, com uma "forte" explosão, ocorreu às 7h53 local (10h53, em Brasília) provocando fluxos piroclásticos nos lados oeste, sudoeste, sul e sudeste de cerca de 2 quilômetros.

Houve registro de queda de cinzas nas aldeias de Loma Linda e San Marcos Palajunoj, e esta situação pode se repetir em El Faro, La Florida, Patzulin, El Patrocinio, e outras.

Devido ao fato do Santiaguito estar localizado a 2.550 metros de altura, ele é enquadrado em uma categoria "de periculosidade alta", e os especialistas não descartam que ocorram mais eventos desta magnitude ou "maiores", por isso que recomenda tomar as precauções necessárias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos