Regime sírio e curdos estabelecem cessar-fogo em Al Hasaka

Cairo, 21 ago (EFE).- Um acordo de cessar-fogo foi fechado neste domingo entre as forças governamentais da Síria e as curdas na cidade de Al Hasaka, palco de enfrentamentos e bombardeios desde a quinta-feira passada, informou a agência de notícias oficial "Sana".

Segundo o correspondente da "Sana" nessa cidade, capital da província homônima, o acordo estipula que o cessar-fogo começou às 17h (horário local, 11h de Brasília) de hoje para poder "retirar os feridos" da cidade.

Além disso, a expectativa é que comece um "diálogo" entre as partes na segunda-feira "para resolver as principais questões".

Por sua parte, o Observatório Sírio de Direitos Humanos disse que há informações contraditórias sobre o acordo de cessar-fogo e não é possível confirmar que haja um trato entre as partes.

Fontes do Observatório disseram que há uma "calma tensa" no centro de Al Hasaka e não há movimento em suas ruas, mas ainda se pode escutar os bombardeios aéreos nos arredores da cidade e os aviões militares a sobrevoam eventualmente.

A aviação do regime sírio bombardeou na quinta-feira passada pela primeira vez desde o início do conflito em 2011 áreas controladas pelas forças curdas em Al Hasaka, após o que prosseguiram os bombardeios assim como os confrontos no terreno.

A violência entre o regime e as de segurança curdas Asayish causaram um grande deslocamento de população e a morte de, pelo menos, 40 civis e combatentes em três dias, segundo o Observatório.

As Unidades de Proteção do Povo, principal milícia curdo-síria, acusou o governo de Damasco de atacar suas posições em Al Hasaka para "frustrar" sua campanha contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) em outras partes do país.

Por sua parte, o exército sírio acusou os curdos de "escalar suas ações provocativas" a fim de tomar o controle da cidade, compartilhado até agora por ambos lados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos