Forças curdas enfrentam tropas do regime e assumem controle de Al Hasakah

Cairo, 22 ago (EFE).- Integrantes de forças curdas conseguiram controlar quase toda a cidade de Al Hasakah, no nordeste da Síria, após vários dias de confronto com tropas leais ao regime do presidente do país, Bashar al Assad, informou nesta segunda-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

De acordo com a ONG, que conta com uma ampla rede de ativistas na região, as milícias curdas conseguiram tomar o controle da prisão central de Al Hasakah após violentos confrontos com as forças do regime sírio, e agora controlam 90% da cidade.

As Unidades de Proteção do Povo (YPG), a principal aliança curdo-síria, junto às forças de segurança curdas Asayish, enfrentaram o Exército sírio, apoiado pela milícia Defesa Nacional, nas imediações da prisão.

Os curdos também tomaram hoje o controle do bairro Dauar al Nasel e da parte leste do bairro Güirán, informou o Observatório Sírio.

A tensão entre recrudesceu na última quinta-feira, quando a aviação do regime sírio bombardeou pela primeira vez, desde o começo do conflito na Síria, em 2011, posições curdas em Al Hasakah.

As YPG acusaram na semana passada o governo de Damasco de atacar suas posições em Al Hasakah para "frustrar" sua campanha contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) em outras partes do país, depois de a milícia ter contribuído para a libertação da cidade de Manbech.

O Exército sírio, por sua vez, acusou os curdos de "aumentar suas ações provocativas" com o objetivo de assumir o controle total da cidade, compartilhada até agora por ambas as forças.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos